João Alfredo

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

 Nota: Para outros significados, veja João Alfredo (desambiguação).

 

João Alfredo é um município brasileiro do estado de Pernambuco, localizado no Agreste setentrional do estado. João Alfredo, caracteriza-se por ter uma das maiores feiras livres dessa região, além de ser também o polo moveleiro. O município é composto também pelos povoados de Tamanduá, Frei Damião, Brejinhos, Antas, Campos do Borba, Lagoa Funda, Parari, Pau Santo, Melancia, Ribeiro Grande, Capau e Roque.

 

Características físicas e geográficas

Localiza-se a uma latitude 07º51’21” sul e a uma longitude 35º35’18” oeste, estando a uma altitude de 328 metros. Sua população estimada em 2013 era de 32 355 habitantes.[6] É considerada a capital do pólo moveleiro da região pernambucana, tendo também uma das maiores feiras livres e feira de gado.[carece de fontes]

Possui uma área de 135,123 km².[6]

Vegetação

O município é cercado pastagens artificiais e culturas temporárias ou de subsistência. Possui trechos de Mata Atlântica e Caatinga.

Clima

O clima de João Alfredo é AS’ quente e úmido, com um inverno mais ameno, a temperatura média anual é de 26 °C.

Relevo

Relevo bastante acidentado com planaltos e depressões. É situado no Planalto da Borborema, tem uma altitude relativa a 328 m

 

Localização geográfica

O município está a uma longitude 70 52’ 00’’ e latitude 350 36’ 00’’

Limites

  • Norte: Bom Jardim
  • Sul: Salgadinho
  • Leste: Limoeiro
  • Oeste: Surubim
  • Distância ate a capital(Recife): 106 km

 

Cultura

A cultura descreve-se com os atrativos turísticos, grupos artísticos e o modo de viver.

Toyotas com passageiros na zona rural

João Alfredo tem uma gastronomia variada, que é composta pelos elementos da cozinha nordestina. Assim como em outras cidades, o período das festas juninas é marcado por suas comidas típicas, como a pamonha, canjica, munguzá;etc. Nos restaurantes que ficam pelas ruas e no interior da cidade, é possível ver a cultura gastronômica afro-brasileira de dar água na boca em muitos, como buchada de bode, dentre outros elementos da nossa culinária afro-descendente. Começando com origens europeias e até mesmo de complementos da América do Sul, nesse caso América Latina, podemos ver elementos típicos do Novo Mundo muito comuns no Brasil, incluindo a salada, o arroz, o feijão a carne bovina, suína, caprina e de muitos outros tipos. Sem falar em restaurantes de comidas mais comuns no oriente, pizzarias e churrascarias.

A cultura diversificada atrai turistas de muitos lugares, principalmente em outubro na festa de emancipação política, a qual comemora-se com o Festival da Cultura e desfiles cívicos das escolas das demais redes e grupos que também é realizado no dia de 7 de setembro. Festas e alegria são comuns com o povo dessa pequena cidade. Como disse uma vez Frei Damião, ele se referiu pela primeira vez a João Alfredo quando disse: “Cidade Feliz”.

Atrativos turísticos

Feira-Livre, feira-de-gado, carnaval, Ciclo junino, Missa de São Bento, Festival da Cultura e Ciclo Natalino.

https://pt.wikipedia.org/wiki/Jo%C3%A3o_Alfredo

2021 - Poder Legislativo de João Alfredo - PE, Todos os direitos reservados.

Aumentar